Família



Eu e toda a minha família ficamos muito felizes ao sabermos que o meu Tio Padrinho João Mohana (Maranhense de Bacabal) foi agraciado com a Medalha 400 Anos de Fundação da São Luís do Maranhão. Uma homenagem justa ao médico, sacerdote e escritor que viveu lutando e contribuindo para a cura dos males do corpo e da alma da criança, do adolescente, do jovem, dos solteiros e dos casados da sua terra natal, do Brasil e do mundo. Peço a Ele que de onde estiver continue nos olhando e intercedendo por todos nós junto a Deus, Jesus Cristo e Nossa Senhora.





Dr. Filgueiras,

De parabens e família do ilustre Desembargador Joaquim Filgueiras pela homenagem que lhe foi prestada pela Governadora Roseana Sarney, ao concewder-lhe a Medalha dos 400 Anos de Fundação de São Luís.


Rua Prof. Kalil Mohana

Numa iniciativa do Vereador da Câmara Municipal de São Luís do Maranhão, Dr. José Joaquim Guimarães Ramos, foi dado o nome do  Prof. Kalil Mohana a uma rua localizada no bairro de Ponta D'Areia. Homenagem mais do que justa a um homem que dedicou toda a sua vida ao magistério. Mestre de muitas gerações, escreveu seu nome com "Pena de Ouro" no livro da Educação Maranhense.




Escola Padre João Mohana



A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), inaugurou na tarde do dia 02/09/2012, a nova Unidade de Ensino Básico Padre João Miguel Mohana, localizada na Rua 04 do bairro São Raimundo. A escola que atenderá a um total de 450  crianças por turno, do 6٥ ao 9º ano, em muito irá contribuir para a educação daquela população.
 A primeira-dama do município e presidente de honra do Comitê Organizador 400 anos, Gardênia Gonçalves, descerrou a placa de inauguração, acompanhada do secretário municipal de Educação, Albertino Leal, técnicos da SEMED, alunos e familiares do homenageado.

“Tive o privilégio de conviver com o padre João Mohana e inaugurar uma escola com o seu nome é mais do que uma homenagem justa”, declarou a primeira-dama.

Julieta Mohana e Tayssa Mohana, respectivamente, irmã e sobrinha do Padre João Mohana, se emocionaram com a honraria. “Ficamos muito felizes com esta homenagem, pois é o reconhecimento do trabalho e da vida do meu tio”, frisou Tayssa.


Biografia O padre João Miguel Mohana foi médico e também escritor. Durante o sacerdócio, exerceu forte influência na vida de todos que o procuravam em busca de orientação espiritual. Filho de imigrantes libaneses,João Mohana viveu nas cidades de Coroatá, Bacabal e Viana até o final de sua adolescência, quando mudou para São Luís, a fim de iniciar seus estudos secundários.

No final da década de 1940, foi estudar medicina na Universidade Federal da Bahia, como era desejo de seu pai, apesar de saber que o sacerdócio era sua grande vocação. Em 1955, após a morte de seu pai, resolveu entrar para o seminário de Viamão, no Rio Grande do Sul, tornando-se padre em 1960. Em 1970 foi eleito membro da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira de n° 3.

O Padre João Mohana escreveu dezenas de livros, romances e peças teatrais, a maioria editada pelas editoras Loyola, Agir e Paulinas, tendo alguns de seus trabalhos publicados ainda em inglês e espanhol. Justa homenagem ao Ilustre Médico, Padre e Escritor  que teve sua vida dedicada à formação do jovem, do homem e da família maranhense

Um comentário: